quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hospedar o site no Brasil é melhor que no exterior?

Servidores no exterior conseguem oferecer um preço menor que os provedores brasileiros mas acabam por perder na qualidade e flexibilidade.

Por um lado, as empresas de hospedagem no exterior podem apresentar vantagens na questão de redundância (saiba mais sobre redundância), mas, o consumidor deve ficar atendo, pois os maiores provedores nacionais também se preocupam com redundância.

Por outro Lado, o tempo de resposta do seu site será muito mais lento. Isso acontece porque quando você acessa uma página ou serviço na internet, o seu navegador envia uma solicitação que passa de servidor em servidor para chegar ao seu destino, para só assim o servidor processar a informação e gerar uma resposta que percorrerá todo o caminho de volta, o que é chamado de “salto”. Com servidores localizados no Brasil, o total de “saltos” varia de 4 a 7. Já com servidores localizados fora do Brasil, o número ultrapassa a casa de 10 saltos.

Exemplo de solicitação de resposta de um site no Brasil e outro no Exterior:

A velocidade do site também influencia a otimização do site.
Os principais buscadores como Google, Yahoo e Cadê analisam a velocidade de resposta do servidor.
Quanto mais tempo o conteúdo do site levar para ser interpretado, e quanto mais tempo o site demorar para ser carregado, menos prioridade esses buscadores darão para realizar pesquisas de indexação de seu site, influenciando o seu posicionamento na listagem.

Desvantagem de provedores no Exterior

  • maior latência de conexão: o ping na maioria dos casos é superior a 200ms, o que pode até ser pouco perceptível. No entanto, em aplicações que realizam comandos em série como o FTP a velocidade de transferência pode se tornar muito perceptível.
  • atendimento em idioma estrangeiro: se o cliente contratar serviço de provedor localizado no exterior e não de apenas de uma empresa nacional que possui servidores no exterior, o atendimento será provavelmente em inglês.


Desvantagem de provedores nacionais

  • Custo alto: A mão de obra especializada na área de Administração de Sistemas é muito mais econômica nos Estados Unidos por terem muitos profissionais formados e por trabalharem com quantidade. O equipamento, o espaço em disco em GB e o valor da banda por GB são também bem mais econômicos nos Estados Unidos onde, mais uma vez eles trabalham com quantidade, menos impostos e têm melhores preços.


Identificando um provedor no Exterior

O método aqui descrito irá verificar se o site do provedor de hospedagem está hospedado no Brasil. Se estiver, isso não significa necessariamente que seu site também estará, pois o provedor pode manter seu site aqui no Brasil e seus clientes no exterior.

  • pegue o domínio de seu provedor. Em http://www.exemplo.com.br/, o domínio será exemplo.com.br
  • efetue um ping no domínio de seu provedor. No Windows basta acessar o Prompt de comando e digitar:
ping exemplo.com.br 
  • aparecerá o IP do domínio entre parênteses.
  • acesse https://registro.br/cgi-bin/whois/ e digite o IP
  • se aparecer a mensagem Não alocado para o Brasil é porque o site está hospedado no exterior
  • se aparecer os dados do provedor então é porque o site está hospedado no Brasil

2 comentários: