sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que molha mais: correr ou andar na chuva?



Hoje(...e todos os dias) pegamos um baita congestionamento no trânsito de casa ao trabalho, é incrível, são 7H agora, e, 5:30 da manhã, a hora que saí, o trânsito em São Paulo já é congestionamento e a chuva parece que complica mais.
Acho que teremos que votar novamente em Paulo Maluf e torcer pra que ele faça centenas de minhocas na cidade, fazendo mais que roubando. Vai uma sujestão ai?
Não é mais de se impressionar com o número de pontos alagados na capital, hoje em dia qualquer buraquinho que se veja é sinal de alagamento.

Me peguei perguntando: Estou molhando mais ou menos correndo?

Bom... de uma coisa todos já temos certeza:
São Paulo, terra da garoa... Brasil país das enchentes

Mas vamos lá...
A primeira reação que se tem quando começa a chover é sair correndo para não se molhar, ou, pelo menos, se molhar o mínimo possível. Mas, dependendo do tipo de chuva, essa pode não ser a melhor opção.

Considerando-se que a quantidade de chuva que cai não se altera, segundo o professor de Física Bassam Ferdinian, se a chuva estiver caindo em sentido perpendicular ao chão, não importa se a pessoa está parada, andando ou caminhando. Ela vai se molhar da mesma forma. Agora, se a chuva estiver caindo de forma inclinada, quando a pessoa corre, ela se molha mais rapidamente.

"Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade. Quando se corre, a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais", explicou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário